Boa tarde a todos!
Para inaugurar este novo espaço destinado a pensar, refletir, trocar expriências e viver arte na escola, o Dica de Arte na Escola compartilha esta ideia desenvolvida com os 6º anos do Fundamental II, mas pode ser adaptada para outras estapas de ensino.
O conteúdo abordado foi espaços negativos em esculturas corporais. As etapas de desenvolvimento foram:
1ª Etapa - Os alunos foram dividos em grupos com cinco ou seis alunos. Um dos grupos se dirigiu ao centro da sala e um aluno deste grupo fez a primeira forma corporal estática. O segundo aluno que faria sua forma, deveria se encaixar na forma do primeiro aluno, preenchendo os espaços negativos formados pelo corpo. O terceiro deveria preencher os espaços formados pelos primeiro e segundo alunos e assim sucessivamente até o último aluno do grupo 1.
2ª Etapa - Os demais alunos da sala, desenharam a escultura corporal formada pelo grupo 1, da forma como a enxergavam, sem se preocupar com detalhes do corpo, somente com o desenho das formas. Cada aluno obteve uma percepção diferente, de acordo com o ângulo em que estava observando.
3ª Etapa - Após o desenho da escultura corporal, os alunos deveriam colorir da forma que desejassem.
Avaliação da atividade - Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos apresentaram resultados inesperados e muito criativos! Não percebemos preocupação dos alunos em saber ou não desenhar, o que gera uma repulsa pela arte logo nos primeiros contatos. Os alunos puderam perceber também o corpo como forma de expressão e se expuseram de forma muito natural e divertida!
Imagens de alguns trabalhos