Boa noite! Esta atividade é uma sugestão para trabalhar com a música na Educação Infantil, foi realizado em dois Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Vinhedo.
OBJETIVOS
GERAIS
Trabalhar
as diversas linguagens da arte abordando artistas do movimento modernista
brasileiro.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Trabalhar questões referentes ao
conteúdo musical e ao movimento: ritmo, tempo e pulso
·
Apresentar a história do artista através
de um processo mnemônico e ilustração da história com giz de cera
·
Ampliação do repertório musical
·
Construção de instrumentos com sucata
·
Exploração de instrumentos musicais
Nosso projeto foi
desenvolvido em quatro etapas:
1ª etapa – Responsável por
contextualizar o tema. Buscamos entender quem foi Heitor Villa-Lobos, conhecer
sua história, as primeiras influências e habilidades musicais. Após o término
da história, fizemos a sua interpretação através do desenho utilizando giz de
cera, lápis de cor e canetão.
2ª etapa – A história de Heitor nos diz
que ele gostava de imitar os sons. Escolhemos o som do trem, mencionado na
história e construímos um chocalho com material reciclável. Primeiramente foi
proposto para os alunos que brincássemos livremente com o chocalho, explorando
as possibilidades sonoras, rítmicas e temporais. Num segundo momento, buscamos
tocar o instrumento, organizadamente, e brincamos com os tempos um, dois, três
e quatro de forma que as crianças tiveram que identificar o tempo tocado. Propusemos
ainda, ritmos diferentes trabalhando com o movimento e a percussão corporal
tocando com diversas partes do corpo como, por exemplo, cotovelo, barriga,
quadril e etc. A exploração do corpo ganhou espaço no projeto, pois este é
frequentemente deixado de lado e a criança cresce sem referências e noções
corporais como o tamanho de seu corpo, a noção de frontalidade, lateralidade e
posterior.
Num terceiro momento, partimos
para um passeio pela escola imitando um trem e ainda brincando com os tempos
explorados em sala. Fizemos variações de tempo, velocidade e movimento. O trem
também é tema de uma de suas grandes composições o Trenzinho caipira.
3ª etapa – Nesta, apresentamos aos alunos a flauta, tambor, agogô,
reco-reco, triângulo, pratos, guizo, côco e chocalhos. Primeiramente
conversamos sobre cada instrumento dizendo-lhes seus nomes e mostrando seus
respectivos sons. Num segundo momento, iniciamos a exploração dos sons destes
instrumentos, livremente para em seguida, tocá-los de forma mais organizada,
tentando colocar os tempos estudados anteriormente. Dividimos os alunos em
grupos e fizemos uma “banda”, utilizamos um espaço da escola como palco; os
alunos vivenciaram a questão de estar exposto, da cena. Cada grupo escolheu
seus instrumentos conforme sua preferência e após a apresentação fizemos uma
roda de discussão sobre qual instrumento cada criança mais gostou e por que.
4ª etapa – Para concluir este projeto, trouxemos para os alunos vídeos de versões
contemporâneas de cantigas infantis compostas por Villa-Lobos, com o objetivo
de ampliar o repertório cultural, apreciação musical e movimento. As cantigas
utilizadas foram “Trenzinho caipira”, “A canoa virou”, “O cravo brigou com a
rosa”, “Fui no tororó” e “Nesta rua, nesta rua”.
Conforme as músicas
tocavam fizemos gestos que pudessem representar nossas sensações, brincamos ainda
com os nomes em cantigas que permitiam como “A canoa virou”, por exemplo. Conversamos
sobre as cantigas preferidas dos alunos e tocamos e cantamos as músicas em sala.
Terminada esta etapa,
foi pedido para que os alunos desenhassem sua cantiga preferida utilizando giz
de cera, lápis de cor e canetão. Uma das questões que surgiu por parte dos
alunos foi “Como desenhar uma música?”, conversamos então, sobre como
deveríamos desenhar a música escolhida. Algumas crianças disseram que poderiam
desenhar a música pela letra, outras pelo gesto ou ainda pelas cenas dos
vídeos. Ampliamos a discussão para a expressão dos sentimentos podendo desenhar
como se sentiam ao ouvir aquela música, alguma cor ou ainda lembranças
despertadas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite! Li o projeto e achei muito interessante, quando retornar as aulas pretendo aplicar aos meus alunos.
ResponderExcluir