segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Heitor Villa-Lobos na Educação Infantil

Boa noite! Esta atividade é uma sugestão para trabalhar com a música na Educação Infantil, foi realizado em dois Centro de Educação Infantil da Rede Municipal de Vinhedo.


OBJETIVOS GERAIS
            Trabalhar as diversas linguagens da arte abordando artistas do movimento modernista brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Trabalhar questões referentes ao conteúdo musical e ao movimento: ritmo, tempo e pulso
·         Apresentar a história do artista através de um processo mnemônico e ilustração da história com giz de cera
·         Ampliação do repertório musical
·         Construção de instrumentos com sucata
·         Exploração de instrumentos musicais 

 
Nosso projeto foi desenvolvido em quatro etapas: 

1ª etapa – Responsável por contextualizar o tema. Buscamos entender quem foi Heitor Villa-Lobos, conhecer sua história, as primeiras influências e habilidades musicais. Após o término da história, fizemos a sua interpretação através do desenho utilizando giz de cera, lápis de cor e canetão.  
2ª etapa – A história de Heitor nos diz que ele gostava de imitar os sons. Escolhemos o som do trem, mencionado na história e construímos um chocalho com material reciclável. Primeiramente foi proposto para os alunos que brincássemos livremente com o chocalho, explorando as possibilidades sonoras, rítmicas e temporais. Num segundo momento, buscamos tocar o instrumento, organizadamente, e brincamos com os tempos um, dois, três e quatro de forma que as crianças tiveram que identificar o tempo tocado. Propusemos ainda, ritmos diferentes trabalhando com o movimento e a percussão corporal tocando com diversas partes do corpo como, por exemplo, cotovelo, barriga, quadril e etc. A exploração do corpo ganhou espaço no projeto, pois este é frequentemente deixado de lado e a criança cresce sem referências e noções corporais como o tamanho de seu corpo, a noção de frontalidade, lateralidade e posterior.
Num terceiro momento, partimos para um passeio pela escola imitando um trem e ainda brincando com os tempos explorados em sala. Fizemos variações de tempo, velocidade e movimento. O trem também é tema de uma de suas grandes composições o Trenzinho caipira.
3ª etapa Nesta, apresentamos aos alunos a flauta, tambor, agogô, reco-reco, triângulo, pratos, guizo, côco e chocalhos. Primeiramente conversamos sobre cada instrumento dizendo-lhes seus nomes e mostrando seus respectivos sons. Num segundo momento, iniciamos a exploração dos sons destes instrumentos, livremente para em seguida, tocá-los de forma mais organizada, tentando colocar os tempos estudados anteriormente. Dividimos os alunos em grupos e fizemos uma “banda”, utilizamos um espaço da escola como palco; os alunos vivenciaram a questão de estar exposto, da cena. Cada grupo escolheu seus instrumentos conforme sua preferência e após a apresentação fizemos uma roda de discussão sobre qual instrumento cada criança mais gostou e por que.
4ª etapaPara concluir este projeto, trouxemos para os alunos vídeos de versões contemporâneas de cantigas infantis compostas por Villa-Lobos, com o objetivo de ampliar o repertório cultural, apreciação musical e movimento. As cantigas utilizadas foram “Trenzinho caipira”, “A canoa virou”, “O cravo brigou com a rosa”, “Fui no tororó” e “Nesta rua, nesta rua”.
Conforme as músicas tocavam fizemos gestos que pudessem representar nossas sensações, brincamos ainda com os nomes em cantigas que permitiam como “A canoa virou”, por exemplo. Conversamos sobre as cantigas preferidas dos alunos e tocamos e cantamos as músicas em sala.
Terminada esta etapa, foi pedido para que os alunos desenhassem sua cantiga preferida utilizando giz de cera, lápis de cor e canetão. Uma das questões que surgiu por parte dos alunos foi “Como desenhar uma música?”, conversamos então, sobre como deveríamos desenhar a música escolhida. Algumas crianças disseram que poderiam desenhar a música pela letra, outras pelo gesto ou ainda pelas cenas dos vídeos. Ampliamos a discussão para a expressão dos sentimentos podendo desenhar como se sentiam ao ouvir aquela música, alguma cor ou ainda lembranças despertadas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Li o projeto e achei muito interessante, quando retornar as aulas pretendo aplicar aos meus alunos.

    ResponderExcluir