segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Releitura Anita Malfatti


 Boa noite! Este é um trabalho para Educação Infantil com Anita Malfatti!

Objetivos
  • Apresentar a história do artista  e ilustração da história com recorte e colagem
  •  Análise da obra “Sanfoneiro” (integração com o projeto de festejos juninos da rede municipal de Vinhedo)
  • Releitura da obra “Sanfoneiro” através da produção de maquete 

1ª Etapa
Contextualização – Para que este estudo fosse realizado, foi importante contextualizar quem foi Anita Malfatti. A história da artista foi contada pelo fantoche “Lola”, ferramenta utilizada como abordagem do teatro de bonecos dentro da sala de aula. As crianças conversam diretamente com a Lola. Foi também uma maneira de reconhecimento pelo som: as crianças percebiam quando o fantoche falava e quando a professora falava. Utilizamo-nos do livro “Anita Malfatti” da série “Crianças famosas”, da editora Callis. Após a história, fizemos a ilustração da história com recorte e colagem de revistas.  

 
2ª Etapa
Análise da obra – Como forma de integrar as aulas de artes aos projetos da rede, escolhemos a obra “Sanfoneiro” que retrata uma festa junina. As crianças deveriam identificar as cores utilizadas nas obras, o contexto da obra, os objetos que as auxiliaram a identificar o contexto (vestimentas, enfeites, linguagem corporal das personagens, etc) e as personagens. Fizemos ainda um levantamento das comidas mais conhecidas que pertenciam à festa junina e os movimentos de dança pertencentes à quadrilha.

3ª Etapa
Releitura da obra – Optamos pela maquete como expressão artística para releitura. Cada fase da educação infantil ficou responsável por uma etapa da construção:
Maternal II – As turmas de maternal II ficaram responsáveis pela feitura do chão de nossa festa e pela pintura de papelão utilizado para confecção de acessórios. Utilizamos como base, placa de isopor de 2 cm de largura, cola branca e areia.


Fase I – As turmas de fase I ficaram responsáveis pelos personagens da maquete e pelas bandeirinhas utilizadas.

Fase II – As turmas de fase II ficaram responsáveis pelos personagens da maquete e barracas da festa junina.










Um comentário: